segunda-feira, 19 de julho de 2010

Unidade de Pronto Atendimento atende mais de 24 mil pacientes em três meses‏

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim registrou nos últimos três meses 30.175 atendimentos médicos, nas duas Unidades de Pronto Atendimento, Centro e Vila Nova Votorantim. Somente na unidade central foram 24.597 atendimentos, uma média de 290 por dia. Nesses meses, devido ao período de inverno, a demanda maior tem sido com as doenças respiratórias.
A Saúde informa que de segunda a sexta-feira, durante o dia, a unidade central conta com quatro médicos clínicos gerais, e na parte da noite três. Para a direção da unidade esse tem sido um número suficiente de profissionais, mas que em momentos de grande movimento, principalmente quando em casos de emergências como acidentes e parada cardíaca, a equipe necessita da compreensão dos pacientes, pois pode haver uma espera maior.
A meta após o concurso público, já anunciado pela Prefeitura, é contratar médicos pediatras para atendimento principalmente no PA Central e com isso dinamizar ainda mais o atendimento.
Já nos finais de semana, quando a unidade atende com três médicos nos dois períodos, o movimento tem sido bem menor. A direção informa que nesses dias não há quase fila de espera e a maioria dos pacientes apresentam casos emergenciais.
A unidade da Vila Nova Votorantim, que nesse período apresentou 5.578 atendimentos, atende somente à noite nos dias de semana e 24 horas aos sábados e domingos.
O governo municipal aponta algumas melhorias adotadas na unidade, como a reestruturação administrativa do PA Central, que envolveu também a complementação do quadro de enfermagem, bem como a implantação da farmácia 24 horas, atualmente funcionando em prédio anexo.
Para a direção da unidade é importante que os pacientes procurem pelas unidades de Pronto Atendimento somente em caso de emergência e nos demais atendimentos se dirijam as Unidades Básicas de Saúde mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário